Um dos blocos mais emblemáticos de BH, abre o Carnaval com participação de Deh Muss, Myro Rizoma, Jeffim Dabazi e Rachel Reis
No primeiro raio de sol do sábado de Carnaval, o bloco Então, Brilha! colore o céu de rosa e dourado e declara oficialmente aberta a festa em Belo Horizonte. No 14 de fevereiro, mantendo a tradição de mais de uma década, o cortejo ganha as ruas com o tema “Tecnologia do Delírio”, celebrando a força de quem transforma delírio em música e poesia e faz da liberdade o combustível para brilhar.
A temática é celebração e posicionamento. Quando a cidade diz não, a folia responde com tambor. Se o mundo aperta, a imaginação expande. Em 2026, o Então, Brilha! convoca ao delírio de liberdade: mais música e mais voz. Convoca Belo Horizonte a cantar junto, porque o mar de vozes dá voz ao povo. Na adversidade, a diversidade é o estandarte.
Durante o cortejo, o bloco recebe diversas participações especiais, como a cantora, compositora e instrumentista Deh Muss; Myro Rizoma, músico, multi-instrumentista, professor e compositor – e vencedor do concurso Magia Tropical, que selecionou sua música, Delirô, como oficial do cortejo 2026; Jeffim Dabazi, músico e fundador do bloco Swing Safado; e a cantora baiana Rachel Reis, que já foi indicada ao Grammy Latino, ao APCA, ao Prêmio Multishow e ao WME em sua curta trajetória. As participações se somam à Banda Então, Brilha! trazendo a forma da música contemporânea brasileira.
“Temos as nossas vozes que são Rubens, Irene, Michelle e Glauco. Além disso, temos um orgulho muito grande, nesses 15 anos, de sempre contar com parcerias, com amigos e artistas locais, que constroem o Carnaval dessa cidade. Com seus trabalhos artísticos, que cantam em outros blocos e que estão construindo junto com a gente esse cenário. Assim como a gente reconhece a importância de outros artistas que estão construindo a cultura do país em outros lugares. Para nós é muito importante essa troca, esse intercâmbio, porque na medida que a gente traz um artista pra trocar com a gente, dentro do nosso bloco, também criamos, levamos a palavra do quanto o Carnaval de Belo Horizonte é potente, é poderoso, é forte. A nossa proposta é sempre fortalecer o lugar do encontro e o lugar da troca artística”, comenta Leandro César, um dos diretores do bloco.
No chão, a Bateria Brilhante, formada por 165 integrantes, recebe os comandos do maestro Di Souza e da regente Iamí Rane. No trio, além de uma participação nacional surpresa, a Banda Então, Brilha! reúne um repertório com músicas autorais, releituras carnavalescas e a canção “Delirô”, vencedora do concurso Magia Tropical e música oficial do cortejo de 2026, que convoca a cantar junto, a rua e a imaginação a trabalharem unidos, como tecnologia de vida.
O cortejo deste ano conta com o patrocínio da Beats por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, tendo a Beats como apresentadora e o patrocínio direto da Una. Realização: Associação Cultural Então, Brilha!, Secult e Governo de Minas – Aqui o Trem Prospera.
Sobre o Então, Brilha!
O Então, Brilha! surgiu junto ao renascimento da festa de rua em Belo Horizonte. Com uma bateria composta por quase 200 músicos, o trio reúne uma multidão de foliões antes do raiar do sol no sábado de folia, colorindo as ruas de rosa e dourado. O bloco corta o hipercentro de BH e traz ao espaço público performances musicais e visuais únicas, pautadas pela experimentação artística e pela reflexão crítica sobre a realidade social.
O primeiro cortejo do Então, Brilha! ocorreu em fevereiro de 2010. Desde então, promoveu 14 cortejos, colocando a alegria como grande motor para a transformação individual e coletiva. Em 2021 e 2022, não foi possível estar na avenida em razão da pandemia. Ainda assim, o bloco marcou sua presença nas ruas em ações simbólicas que manifestavam seus ideais e dialogavam com o momento em que o país atravessava. Em 2023, no grande fervor da volta dos encontros, voltou a ocupar as ruas da cidade em toda a sua potência. Em 2025, o bloco celebrou 15 anos de trajetória com o tema “Raízes do Futuro”, reafirmando sua história e sua força como um dos principais símbolos do Carnaval de rua da capital mineira.
Além das ações no Carnaval, o Então, Brilha! mobiliza milhares de pessoas em shows, festas e atividades sociais promovidas em outros períodos do ano. Um dos principais objetivos das ações do coletivo é contribuir para o fortalecimento dos laços comunitários, apoiando lutas sociais e celebrando a diversidade, a cultura e as tradições brasileiras.
Bloco Então, Brilha! – Cortejo de Carnaval 2026
Data: sábado, 14 de fevereiro de 2026
Horário: no primeiro raio de sol
Local: Avenida do Contorno (esquina com a Curitiba). BH/MG.