Início » Now Charge chega ao mercado de carregadores elétricos com projeto de expansão em Minas

Now Charge chega ao mercado de carregadores elétricos com projeto de expansão em Minas

por Redação

Fundadores da NOW CHARGE – Credito – Aendhew Pessoa.

A marca tem como objetivo tornar o carregamento de carros mais ágil e acessível ao consumidor mineiro, com lançamento marcado para o próximo mês. O objetivo é fechar 2024 com 20 carregadores em funcionamento

O setor efervescente de carros elétricos contará agora com um novo empreendimento que promete mudar, sobretudo, a rotina dos motoristas mineiros e daqueles que acessam o estado com veículos eletrificados. A Now Charge, empresa 100% brasileira e mineira, foi fundada por Diego Carvalho, Diretor Operacional; Christiano Machado, Diretor de Supply Chain/Logística; Fabrício Coutinho, Diretor de Engenharia e Projetos; e Felipe dos Santos, Diretor de Marketing e Vendas. A empresa nasceu da frustração com a infraestrutura precária para veículos elétricos no Brasil.

Com base no crescimento recente dos elétricos no Brasil, Felipe dos Santos aponta uma grande oportunidade para a nova empresa. “Vimos todo o cenário atual do mercado e enxergamos um desequilíbrio na oferta de carregadores, que não acompanha a demanda e o consumo dos carros elétricos. Em 2023, ano que marcou a consolidação do mercado de EVs no país, houve um crescimento de 128% nas vendas em relação a 2022 e, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a projeção é que, até 2030, a atual frota de 78 mil veículos elétricos atinja a marca de 1 milhão. Não é só um mercado com futuro, mas também sobre como o futuro, na verdade, exige esse novo passo para a mobilidade”, afirma.

Segundo estimativas da revista Quatro Rodas, o Brasil possui um carregador para cada 19 carros. O levantamento foi feito com base nos dados da Bright Consulting, que apontam a existência de 4.230 unidades de carregadores. O cenário é ainda mais precário quando se fala em carregadores ultrarrápidos. “Tivemos ainda mais segurança em relação ao propósito da Now Charge quando, no nosso processo de pesquisa e desenvolvimento, vimos que Belo Horizonte e a região metropolitana possuíam apenas dois carregadores rápidos e, nas estradas que conectam Minas Gerais a outros estados, apenas cinco carregadores. Um volume ínfimo considerando a demanda”, afirma Fabrício Coutinho.

É nesse cenário que os quatro visionários por trás da Now Charge uniram suas habilidades para criar uma solução robusta e confiável: uma rede de postos de carregamento estrategicamente localizados ao longo das principais rotas de Minas Gerais. O lançamento oficial do empreendimento acontece em setembro, no ItaúPower Shopping, local que será um dos postos de recarga da Now Charge. “As expectativas são altas e as melhores possíveis, porque sabemos o quanto o mercado mineiro precisa desse investimento”, pontua Cristiano Machado. O objetivo dos gestores é fechar este ano com 20 carregadores em funcionamento, o que representa um investimento em torno de 4 milhões. Já para o próximo ano, a meta é fechar 2025 com 60 carregadores ativos, acumulando um investimento total de 8 milhões. Há também projeto para franquia. 

Para o superintendente do ItaúPower Shopping, Leonardo Andrade, os carregadores chegam para deixar o mix de serviços ainda mais completo. “Agora, nossos clientes poderão contar com a conveniência de ter um posto de recarga para carros elétricos com o equipamento mais avançado da América Latina aqui no ItaúPower Shopping. Ao disponibilizar essa infraestrutura, seguimos acompanhando as tendências globais de mobilidade e também contribuindo para um futuro mais limpo e sustentável para a nossa comunidade”, afirma. 

Sobre o impacto do negócio na rotina dos usuários, o diretor Diego Carvalho comenta que o maior benefício do projeto Now Charge é a agilidade no tempo de recarga. “Claro, é necessário levar em conta vários fatores, como o tamanho da bateria, a limitação da velocidade de recarga máxima em DC configurada pelo fabricante e também com qual nível de bateria o cliente chegará ao eletroposto. Mas, em uma média geral, os carros, em sua capacidade de recarga, tendo a bateria abaixo de 20%, podem recarregar em 25 a 40 minutos no carregador de 240 kW. Uma infraestrutura de recarga rápida permite aos usuários economizar tempo, aumentando a satisfação e promovendo a mobilidade sustentável”, finaliza.

Antes mesmo do lançamento, é possível adiantar outros benefícios e novidades trazidos pela companhia:

  • Estações de recarga ultrarrápidas: a Now Charge chega ao mercado com a proposta de estações de recarga ultrarrápidas e está prestes a lançar o carregador mais rápido da América Latina, oferecendo agilidade aos usuários de carros elétricos.
  • Suporte 24/7: atendimento de suporte 24 horas por dia, garantindo assistência contínua.
  • Localização estratégica e segura: atualmente, a Now Charge possui uma estação de carregamento DC de 40 kW na rota BH-Rio, em Barbacena, no espaço do Nosso Pão de Queijo. Em breve, haverá uma nova estação no ItaúPower Shopping e projetos para estender seu alcance com carregadores em locais bem localizados, proporcionando conforto e segurança aos clientes.
  • Serviço integrado ao digital: para utilizar um dos postos da Now Charge, o motorista deverá baixar e cadastrar seu perfil no aplicativo homônimo. Por lá, o usuário consegue realizar pagamentos via cartão ou Pix, com valor mínimo de R$ 2,50 por kW de energia.
  • Atendimento a diversos modelos: os carregadores da Now Charge são compatíveis com diversos modelos e marcas de veículos, sem nenhum tipo de exclusividade. Os equipamentos são da marca Benny e possuem dois plugs: CCS2 e comunicação OCPP 1.6J.
  • Sistema de franquia: a Now Charge haverá sistema de franquia para quem deseja investir no segmento. 

Você também pode gostar

2024  | Tribuna Geral | Todos os Direitos Reservadoss