O primeiro auto shopping da América Latina comemora sua solidez com olhar voltado para a inovação
“Ninguém teve a ideia de montar um centro especializado em veículos. Ninguém, não. Nós tivemos!”. Foi com esta frase, há quase três décadas, que o empresário mineiro Paulo Ribeiro Nunes apresentava aos belo-horizontinos o seu novo desafio: construir o primeiro auto shopping da América Latina. A ideia, que transformaria os modelos de compra e venda de automóveis da época, nasceu após longas pesquisas de mercado e uma viagem à África do Sul para conhecer pessoalmente um auto shopping, que na verdade era uma tenda simples em chão de terra batida e com alguns carros expostos. O “benchmarking frustrado” acabou em um Safari e na antecipação da volta para casa, pois o empresário estava com as ideias fervilhando para construir algo realmente disruptivo em terras mineiras. E ele conseguiu! Em 2024, o Portal Auto Shopping completa 30 anos como uma das principais referências dentre as empresas de seu segmento, alcançando resultados sólidos ao longo do tempo e desenvolvendo soluções que transformam a experiência dos lojistas e do consumidor.
Empregando um novo conceito ao mercado nos anos 90 – quando os carros eram comercializados, principalmente, entre particulares ou em eventos de rua -, a criação de um shopping especializado em veículos foi vista, inicialmente, com estranheza pelos players do setor. Mas logo a estrutura imponente despertou o interesse do público e, consequentemente, dos primeiros lojistas, que entenderam o potencial que a oferta de várias lojas especializadas em um só lugar traria para as vendas – movimento que já era experimentado com sucesso em outros segmentos, a partir da instalação dos primeiros shoppings centers na cidade. “O Sr. Paulo Ribeiro Nunes sempre foi um empreendedor nato, em busca de novas oportunidades e soluções que agregassem valor aos negócios e aos consumidores” revela Viviane Valadares, gerente geral do empreendimento.
O Portal Auto Shopping nasceu, e se mantém, com o propósito de transformar a experiência de compra e venda de automóveis, e isso passa pela atração das melhores marcas e parcerias, pela oferta de produtos e serviços de qualidade e, principalmente, por disponibilizar uma infraestrutura completa, projetada para o melhor atendimento ao consumidor. “São 24 mil m² que reúnem o maior estoque consolidado de carros seminovos e usados da região. Contamos com mais de 50 lojas especializadas no setor automotivo, entre operações de revenda de veículos, vistorias, financeiras, corretoras de seguro e serviços, além de uma infraestrutura de alimentação e estacionamento, que proporciona conforto, comodidade e segurança aos consumidores”, explica Viviane.
Ao longo dos anos, o empreendimento evoluiu e manteve seu olhar voltado para o futuro, investindo na modernização de sua infraestrutura – seu principal ativo – e na busca por soluções de gestão e marketing, que apoiem e potencializem os negócios que integram o seu mix. Segundo a executiva da empresa, contar com esse alicerce sólido foi um dos diferenciais para manter os resultados positivos do Portal Auto Shopping nesses 30 anos, inclusive durante o cenário desafiador da pandemia de Covid-19, que instaurou o lockdown em todo o país. “Durante a pandemia, com as lojas fechadas, isentamos a cobrança do aluguel, reforçamos nossa abrangência digital e desenvolvemos capacitações para preparar os lojistas para as vendas online. Foi um período desafiador, mas com bons resultados para as lojas, que tiveram grandes oportunidades de negócio com margens mais atrativas. Isso fortaleceu ainda mais nossa relação com os lojistas. Mais do que oferecer um apoio financeiro, buscamos impulsionar os negócios a partir de uma gestão estratégica, colaborativa e voltada para a inovação”, afirma Viviane.
O sucesso dessa parceria com os lojistas é refletido nos resultados alcançados pelo Portal. Nos últimos cinco anos, a evolução de vendas do Auto Shopping se manteve positiva, com crescimento na casa dos dois dígitos, somando cerca de 35 mil veículos comercializados. Para 2024, a expectativa do Portal Auto Shopping é manter essa média, acumulando um crescimento em torno de 10% – percentual acima das projeções do setor, que segundo a Associação dos Revendedores de Veículos de Minas Gerais (Assovemg), deve ficar entre 7% e 8%.
Comemorações aos 30 anos
Para celebrar as três décadas de mercado, o Portal Auto Shopping está colocando em ação um plano de investimentos que é um marco na trajetória de inovação do empreendimento. As ações têm o objetivo de reforçar a solidez da sua marca e o seu propósito de construir histórias duradouras. “Ao longo deste ano, abraçaremos projetos que nos permitem contar a trajetória de evolução do Portal Auto Shopping e o legado deixado pelo Sr. Paulo Ribeiro Nunes. Entre eles, a participação no 2º Congresso Automotivo da Assovemg, um dos principais eventos do setor em Minas Gerais, e no encontro da Associação Nacional dos Auto Shoppings (ANAUTOS). Além disso, vamos promover várias ações internas para fomentar o crescimento dos nossos lojistas e consolidar ainda mais a posição do Portal Auto Shopping no mercado, como a campanha de 30 anos, que vai sortear um New HB20 1.0 TGDI Automático Comfort Plus 2024/2024 entre os clientes que comprarem um veículo nas lojas do Portal, durante o período de 19 de maio a 29 de novembro”, afirma Viviane Valadares, destacando que estas iniciativas são formas de compartilhar com todos os players do mercado a alegria de completar 30 anos.
Aliando o know how de tradição no setor com sua visão inovadora, o empreendimento assumiu neste ano o desafio de aprimorar sua presença no ambiente online e, assim, encurtar distâncias e ampliar a conexão entre lojistas e seus clientes. “O público do Portal Auto Shopping é muito diverso. Temos uma presença já consolidada na capital mineira e região metropolitana, somos referência no interior e também alcançamos clientes de outros estados. Por isso, investimos no lançamento de um novo site, integrando tecnologia avançada para oferecer uma interação de acesso ainda mais fácil ao consumidor e, consequentemente, ampliando as oportunidades para os lojistas”, conta Viviane, que completa. “A inovação é parte do nosso DNA e seguiremos o legado do Sr. Paulo Ribeiro Nunes para buscar novas soluções que tragam, sempre, as melhores experiências aos lojistas e consumidores”.
O primeiro auto shopping da América Latina comemora sua solidez com olhar voltado para a inovação
“Ninguém teve a ideia de montar um centro especializado em veículos. Ninguém, não. Nós tivemos!”. Foi com esta frase, há quase três décadas, que o empresário mineiro Paulo Ribeiro Nunes apresentava aos belo-horizontinos o seu novo desafio: construir o primeiro auto shopping da América Latina. A ideia, que transformaria os modelos de compra e venda de automóveis da época, nasceu após longas pesquisas de mercado e uma viagem à África do Sul para conhecer pessoalmente um auto shopping, que na verdade era uma tenda simples em chão de terra batida e com alguns carros expostos. O “benchmarking frustrado” acabou em um Safari e na antecipação da volta para casa, pois o empresário estava com as ideias fervilhando para construir algo realmente disruptivo em terras mineiras. E ele conseguiu! Em 2024, o Portal Auto Shopping completa 30 anos como uma das principais referências dentre as empresas de seu segmento, alcançando resultados sólidos ao longo do tempo e desenvolvendo soluções que transformam a experiência dos lojistas e do consumidor.
Empregando um novo conceito ao mercado nos anos 90 – quando os carros eram comercializados, principalmente, entre particulares ou em eventos de rua -, a criação de um shopping especializado em veículos foi vista, inicialmente, com estranheza pelos players do setor. Mas logo a estrutura imponente despertou o interesse do público e, consequentemente, dos primeiros lojistas, que entenderam o potencial que a oferta de várias lojas especializadas em um só lugar traria para as vendas – movimento que já era experimentado com sucesso em outros segmentos, a partir da instalação dos primeiros shoppings centers na cidade. “O Sr. Paulo Ribeiro Nunes sempre foi um empreendedor nato, em busca de novas oportunidades e soluções que agregassem valor aos negócios e aos consumidores” revela Viviane Valadares, gerente geral do empreendimento.
O Portal Auto Shopping nasceu, e se mantém, com o propósito de transformar a experiência de compra e venda de automóveis, e isso passa pela atração das melhores marcas e parcerias, pela oferta de produtos e serviços de qualidade e, principalmente, por disponibilizar uma infraestrutura completa, projetada para o melhor atendimento ao consumidor. “São 24 mil m² que reúnem o maior estoque consolidado de carros seminovos e usados da região. Contamos com mais de 50 lojas especializadas no setor automotivo, entre operações de revenda de veículos, vistorias, financeiras, corretoras de seguro e serviços, além de uma infraestrutura de alimentação e estacionamento, que proporciona conforto, comodidade e segurança aos consumidores”, explica Viviane.
Ao longo dos anos, o empreendimento evoluiu e manteve seu olhar voltado para o futuro, investindo na modernização de sua infraestrutura – seu principal ativo – e na busca por soluções de gestão e marketing, que apoiem e potencializem os negócios que integram o seu mix. Segundo a executiva da empresa, contar com esse alicerce sólido foi um dos diferenciais para manter os resultados positivos do Portal Auto Shopping nesses 30 anos, inclusive durante o cenário desafiador da pandemia de Covid-19, que instaurou o lockdown em todo o país. “Durante a pandemia, com as lojas fechadas, isentamos a cobrança do aluguel, reforçamos nossa abrangência digital e desenvolvemos capacitações para preparar os lojistas para as vendas online. Foi um período desafiador, mas com bons resultados para as lojas, que tiveram grandes oportunidades de negócio com margens mais atrativas. Isso fortaleceu ainda mais nossa relação com os lojistas. Mais do que oferecer um apoio financeiro, buscamos impulsionar os negócios a partir de uma gestão estratégica, colaborativa e voltada para a inovação”, afirma Viviane.
O sucesso dessa parceria com os lojistas é refletido nos resultados alcançados pelo Portal. Nos últimos cinco anos, a evolução de vendas do Auto Shopping se manteve positiva, com crescimento na casa dos dois dígitos, somando cerca de 35 mil veículos comercializados. Para 2024, a expectativa do Portal Auto Shopping é manter essa média, acumulando um crescimento em torno de 10% – percentual acima das projeções do setor, que segundo a Associação dos Revendedores de Veículos de Minas Gerais (Assovemg), deve ficar entre 7% e 8%.
Comemorações aos 30 anos
Para celebrar as três décadas de mercado, o Portal Auto Shopping está colocando em ação um plano de investimentos que é um marco na trajetória de inovação do empreendimento. As ações têm o objetivo de reforçar a solidez da sua marca e o seu propósito de construir histórias duradouras. “Ao longo deste ano, abraçaremos projetos que nos permitem contar a trajetória de evolução do Portal Auto Shopping e o legado deixado pelo Sr. Paulo Ribeiro Nunes. Entre eles, a participação no 2º Congresso Automotivo da Assovemg, um dos principais eventos do setor em Minas Gerais, e no encontro da Associação Nacional dos Auto Shoppings (ANAUTOS). Além disso, vamos promover várias ações internas para fomentar o crescimento dos nossos lojistas e consolidar ainda mais a posição do Portal Auto Shopping no mercado, como a campanha de 30 anos, que vai sortear um New HB20 1.0 TGDI Automático Comfort Plus 2024/2024 entre os clientes que comprarem um veículo nas lojas do Portal, durante o período de 19 de maio a 29 de novembro”, afirma Viviane Valadares, destacando que estas iniciativas são formas de compartilhar com todos os players do mercado a alegria de completar 30 anos.
Aliando o know how de tradição no setor com sua visão inovadora, o empreendimento assumiu neste ano o desafio de aprimorar sua presença no ambiente online e, assim, encurtar distâncias e ampliar a conexão entre lojistas e seus clientes. “O público do Portal Auto Shopping é muito diverso. Temos uma presença já consolidada na capital mineira e região metropolitana, somos referência no interior e também alcançamos clientes de outros estados. Por isso, investimos no lançamento de um novo site, integrando tecnologia avançada para oferecer uma interação de acesso ainda mais fácil ao consumidor e, consequentemente, ampliando as oportunidades para os lojistas”, conta Viviane, que completa. “A inovação é parte do nosso DNA e seguiremos o legado do Sr. Paulo Ribeiro Nunes para buscar novas soluções que tragam, sempre, as melhores experiências aos lojistas e consumidores”.
Portal Autoshopping_Cred. Divulgação.